sexta-feira, 5 de junho de 2009

RELATOS DOS CURSISTAS

PROFESSORA LUCIANE GOIS DA ROSA
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL RAFAEL DAL PAI
OFICINA 7
A grande maioria dos alunos não gosta de ler e não leem, devido à falta de incentivo tanto em casa como na escola, o fator contrário é a TV, jogos, pois são mais atrativos, muitas vezes não os obriga a pensar e nem usar a imaginação, trás tudo pronto sem necessidade de esforço algum, pois o educando tem falta de vontade de pensar.
Temos grandes desafios pela frente, em primeiro lugar faz se necessário a mudança do ambiente escolar, criar um local mais letrado, trazer informações que estimule a leitura, o pensar, a imaginação, pois quem não lê não consegue escrever não possui argumentos.
O estimulo deve ser iniciado em casa, estendendo-se até a escola, não adianta professor, pai cobrar leitura da criança se eles não derem o exemplo, como vai dizer que bom ler se você não lê?
Quando fazemos atividades orais os alunos têm facilidade de se expressar, porém na hora da escrita fica mais complicado, pois esta atividade os obriga a pensar mais, acredito que falta também um pouco de concentração.
Outra dificuldade que encontro é o tempo, pois são várias atividades e o tempo é pouco, não se podem desenvolver todas, com isso o trabalho fica quebrado, se tivéssemos mais tempo os resultados seriam melhores tanto para o aluno como para o professor.
Como estamos trabalhando somente com interpretação e produção textual algumas vezes recebemos criticas, mas se estou trabalhando com texto, a gramática já está inserida, se aluno escreve corretamente, interpreta ele tem conhecimento gramatical, caso contrário não conseguiria desenvolve-las.
O aluno não precisa decorar conceitos mais sim construí-los.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Trouxe para a sala de aula algumas informações sobre gêneros textuais e sequências tipológicas, questionando as diferenças de cada um para que formulassem um conceito.
Passamos para a leitura dos textos "Cidadezinha Qualquer" e "Quadrilha" , discutimos semelhanças e diferenças, organizações de cada texto, sempre intermediando para que chegasse a resposta, através do conhecimento de cada aluno.
Fiz o questionamento sobre o que predominava no texto, se era narração ou descrição.
Lemos o fragmento de "Iracema" e "Parasita Azul", expus as características do romantismo e do realismo de forma superficial, só para terem uma noção de cada estilo.
Avançamos na prática, desenvolvidas as atividades escritas da linguagem verbal e nao verbal, apresentei textos publicitários de vários estilos e épocas, como estávamos trabalhando com loinguagem verbal e nao verbal, fizemos um trabalho interdisciplinar com a professora de artes, onde os alunos deveriam criar um produto e, fazer o anúncio publicitário do produto.
O trabalho foi feito em duplas, com a 7ª série, solicitei que fizessem um texto com o tema"trabalho coletivo", podeiam optar, descrição ou narração. Comentei a respeito do trabalçho que as colegas fizeram sobre a receita de escola ideal ou da professora ideal, me pediram pra tambem ele fazerem. Gostei da iniciativa e disse que sim, poderíamos fazer tambem.

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL RAFAEL DAL PAE -Campos Novos -sc
CURSISTA: LUCIANE GOIS DA ROSA
FORMADOR: ITACIR JOSÉ MORO

Relato do 2º trabalho do Gestar II, unidades 11 e 12.

O elevado fracasso escolar dos alunos pertencentes a minorias étnicas e a grupos sociais desfavorecidos e, em particular, seu baixo rendimento em Língua Portuguesa são fenômenos bastante documentados. A motivação significa para os estudantes aquilo que percebem na aprendizagem como uma causa que é possivel que eles desejam realizar. Trabalhei com a 8ª série. Dei uma atenção especial ao meu trabalho, procurando destacar a necessidade de buscar fatores de fracasso nos elementos sociais e culturais, que intervem nos episódios emocionais de ação e interação na sala de aula. Ao apresentar o meu objetivo do trabalho a ser desenvolvido, pude perceber que a presença de textos variados chamou a atenção dos alunos, levando-os a buscar novas idéias e textos. Após trabalhar avançando na prática, rascunhamos, passamos a limpo e senti um grande entusiasmo, por parte deles. Foi desenvolvida a atividade 15 e no final percebemos que houve um grande incentivo de busca, interesse e participação... Apresentados os trabalhos,constatei que houve um interesse maior, levando-os a pedir para trabalharmoa mais vezes na semana desta forma.foi muito produtivo os trabalhos desenvolvidos alem de muito legal.

ESCOLA DE EDUCAÇÃOBÁSICA MARINO PISANI -MONTE CARLO- SC

CURSISTA: LOUDES AMARAL DEMENTOVIS

Um comentário:

  1. Estou muito animada com esta iniciativa, acredito que já estou colhendo os frutos deste cursos, já consegui perceber diferença, na maneira de interpretar dos alunos, porém a escrita ainda, não consegui perceber evolução.

    ResponderExcluir

Olá pessoal!!
Me chamo Jussara Mª de Farias Bom, moro no município de Celso Ramos, SC, sou coordenadora do curso GestarII, qu está sendo realizado na sede da GERECT em Campos Novos. Sou formada em pedagogia, com especialização em ed. Infantil e Séries Iniciais e em Gestão Escolar. Atualmente trabalho na Secretaria de Educação. Estou muito feliz em participar deste curso, pois estou aprendendo muito juntamente com meus colegas.