sexta-feira, 26 de junho de 2009

No limiar do século XXI, devemos cada vez mais estar preparado para os desafios da sociedade globalizada em vivemos. Concordamos ou não com a globalização, ela é uma realidade com que nos deparamos dia-a-dia, na nossa sala de aula, em casa,, nos diversos grupos aos quais nos ligamos. Como partes dessa nova realidade estão a Educação e as suas novas propostas de conteúdo e abordagem. Nos anos mais recentes a educação brasileira e suas novas propostas de conteúdo têm passado por um processo de reforma, que propões um novo ensino fundamental, ao preparar o aluno para o exercício pleno da cidadania, agindo com ética e respeito aos direitos humanos, nessa diversidade cultural e social em que vivemos. Com certeza, hoje não podemos mais ministrar as nossas aulas como fazíamos a vinte, dez ou cinco anos atrás, pois a globalização nos leva a mudanças, e a forma de ensinar mudar rapidamente.Não é o novo para nós professores, o conceito de letramento o qual considera a escrita e a leitura como práticas pedagógicas e sociais que é a base para o ensino de textos e que atualmente valorizamos muito o aprendizado da leitura e escrita como experiência letrada. Os assuntos distribuídos no TP4, estão divididos em: letramento e diversidade cultural e conhecimento prévio e a atividade de leitura e escrita. Iniciando meu relato, inicio pela seção 1, onde as páginas iniciais são compostas por um emaranhado de perguntas para os alunos, juntamente com o professor, respondem as questões do cotidiano. Logo adiante, temos as leituras visuais, que são na realidade desenhadas ou escritas. Temos fotografias e também um texto em paredes de bar, elaboramos isso, em nosso trabalho.
A seguir, vimos alguns vídeos sobre a história da escrita, elementos verbais e não verbais utilizações de siglas, letras ou palavras elementos não alfabéticos. O governo que faz escola na atividade Seis, também a interpretações para esse assunto, trabalhamos junto com os alunos. Fizemos as construções textuais dentro do ambiente letrado. Reproduzimos tudo em cartazes para entregarmos e depois fizemos exposição no ambiente escolar. Após refletirmos sobre os usos sociais e funções da escrita no cotidiano. No letramento temos o modo da escrita e como ela se apresenta em nossa sociedade. As festas juninas fazem parte também do nosso conecimento e do conhecimento prévio dos alunos, música, música, comida, vestimenta, festas, casamento caipira, brincadeiras, etc.. Todas as interpretações e os textos sugeridos foram desenvolvidos e aprofundados. Houve pesquisa e visita a algumas famílias. Na música Baião de Luiz Gonzaga, os alunos adoraram trabalhar e depois responder as atividades nº 11.
Figuras diversificadas também fazem parte do nosso trabalho. Os textos “você lembra pai”, herança africana, também foi trabalhado de acordo com o sentido de cada texto e com as expectativas de meus alunos. Dentro do processo da leitura de textos vamos ver o significado do texto, trabalhando as atividades, fazemos o conhecimento prévio e partimos para o Avançando na prática, o qual foi bem aceito. Cartaz – Problemas Ambientais. Os objetivos de leitura: expectativas e escolhas de textos, trabalhando com usn textos bem legais. Trabalhamos o avançando na prática , fomos para texto a cidade, lemos e interpretamos o texto.
No avançando na prática, trabalhamos na unidade 14, o poema cidadezinha qualquer. Os alunos fizeram uma poesia em forma de passado, fazendo de conta que Itabira é logo ali e que eles viverem esse tempo por lá. Na unidade 15, mergulho no texto, só fizemos leitura. Admirável mundo louco lemos, interpretamos oralmente, e respondemos as questões. Chegamos ao avançando na prática e fizemos o que foi proposto. Como chegar a estrutura do texto? Lemos, discutimos , interpretamos e respondemos as atividades. A expansão da pobreza nas acidades, leituras e interpretação. Por que meu aluno não lê? Leitura e interpretação. Escritas, crenças e teorias, a mão do poeta, leituras e interpretações. A redação e o dicionário, leitura e interpretação. Avançado na prática. O que as crianças fazem e a viagem continua.. Gabriel o pensador, introdução, leitura e interpretação...Após termos elaborado todos os segmentos, montamos um trabalho, onde relacionados e explanados todas as atividades proposta no TP4.
A conclusão a que podemos chegar é a de que se articula com a democratização social e objetiva. Não se trata de negar a importância da leitura, como poderia parecer a ouvidos desavisados. Ao contrário, o que propomos é a plena assunção de que a leitura, é um bem social, um direito de todos.
Enfim, a promoção da leitura e da escrita, vista desde uma perspectiva não ingênua, é um problema político e não apostólico. O que está em questão é o direito do cidadão de ter acesso ( material e intelectual) à informação escrita e a cultura letrada, possibilitando que nossa memória seja modificada e ampliada.
ESCOLA BÁSICA MARINO PISANI
Prof: Lourdes Amaral Demétrios
MONTE CARLO. S-c

Um comentário:

  1. Estive por aqui em visita ao seu blog para me inteirar do seu trabalho! Abraço Ademar!!

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Olá pessoal!!
Me chamo Jussara Mª de Farias Bom, moro no município de Celso Ramos, SC, sou coordenadora do curso GestarII, qu está sendo realizado na sede da GERECT em Campos Novos. Sou formada em pedagogia, com especialização em ed. Infantil e Séries Iniciais e em Gestão Escolar. Atualmente trabalho na Secretaria de Educação. Estou muito feliz em participar deste curso, pois estou aprendendo muito juntamente com meus colegas.